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Diversidade, inclusão e as profissões do futuro: o caminho para reter talentos

10 de dezembro de 2019 - Wanessa Medeiros

Diversidade, inclusão, profissões do futuro, retenção de talentos e por aí vai… Se você trabalha com RH, já deve estar familiarizado com essas temáticas; se não é da área, já deve ter lido sobre o assunto.

Mas não importa de onde você veio! Se você é profissional da área e precisa saber um pouco mais sobre estes assuntos ou só está curios@ sobre as novidades do universo de Gestão de Pessoas, este post é para você!

Fique com a gente até o fim e entenda mais sobre essa diversidade temática.

Diversidade e inclusão

Discutir diversidade e inclusão é um caminho sem volta. A partir do momento que a empresa estabelece a diversidade como um dos seus valores, está automaticamente assumindo um compromisso social com colaboradores, sociedade e mercado. Por isso, é fundamental entender o que é diversidade e inclusão antes de adotar como política na sua empresa. 

Vamos à explicação?

O que é diversidade?

Diversidade, segundo o dicionário, é um “conjunto que apresenta características variadas; multiplicidade”, ou seja, diversidade significa pluralidade. Essa pluralidade pode ser cultural, étnica, geracional, religiosa, linguística e assim por diante.

 O que é inclusão?

Não dá para falar de inclusão sem falar de diversidade. A inclusão significa, de certa forma, a gestão das diversidades para que as multiplicidades dos seres convivam em harmonia. Ou seja, inclusão é a gestão das pluralidades existentes. 

Agora que você já sabe a diferença entre estes dois termos, que tal falar do aspecto geracional da diversidade? Continue com a gente e confira: 

Diversidade Geracional: Profissões do Futuro

As competências escolhidas como “essenciais” para os profissionais do futuro, como inteligência emocional, pensamento crítico e gestão de pessoas, por exemplo, são antes de tudo, uma escolha comercial.  

Isso porque a diversidade geracional abrange mudanças de comportamento que afetarão o modo de produzir e consumir da sociedade e, consequentemente, a forma de vender do mercado.

Dessa forma, as profissões do futuro estão relacionadas com áreas diretamente ligadas às mudanças comportamentais das novas gerações que demandam por produtos e serviços mais alinhados com seus valores e ideais; tais como, preservação do meio ambiente, tecnologia e respeito à diversidade.

Sendo assim, as profissões do futuro que mais se destacam neste cenário, são: engenharia ambiental, marketing digital, cientista de dados, gestão de talentos, especialistas em experiência do usuário, coaching, desenvolvedor de softwares e assim por diante.

A sua empresa está preparada, ou sabe se preparar para reter os diversos profissionais do futuro?

O desafio do futuro: reter talentos  

Um ambiente de trabalho diverso, incluindo a diversidade de gerações, está muito mais propenso a ser mais criativo e inovador e, ao mesmo tempo, financeiramente competitivo. Mas gerenciar esse ambiente diverso pode ser mais desafiador do que parece.

As mudanças comportamentais das novas gerações também se refletem nas relações de trabalho. A taxa de turnover aumentou consideravelmente na última década e reter talentos tornou-se quase uma missão impossível. 

A projeção para os próximos anos é que essa taxa aumente ainda mais.

Isso acontece porque, muitas vezes, a cultura organizacional de uma empresa não está alinhada com valores e princípios de jovens profissionais, os quais almejam cargos e funções alinhadas com seus propósitos de vida. 

E como consequência, há alta rotatividade dentro das empresas; pois elas não conseguem selecionar e recrutar candidat@s a partir de um alinhamento de perfil mais estratégico. E isso,  resulta em uma alta taxa de turnover. 

Mas então, como reter talentos?

Para reter talentos é necessário, primeiramente, uma mudança interna nas organizações por meio da identificação de seus valores, seu propósito e suas metas; a fim de alinhar expectativas com mercado, colaboradores e sociedade. 

Feito isso, é importante investir em ações de responsabilidade social e promover ações de diversidade e inclusão, as quais se adaptem às novas demandas geracionais, como ações periódicas em que colaboradores possam participar ativamente

Além disso, criar  ambientes acolhedores, com  horário de trabalho flexível e que respeitem os demais âmbitos da vida desse profissional é uma boa forma de  reter estes talentos. 

E por fim – mas não menos importante- é necessário uma boa estratégia de comunicação interna que tenha como objetivo engajar, motivar e conectar colaboradores com o propósito da empresa. Ou seja, é necessário criar um ambiente que seja inspirador, diverso e inclusivo

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