faca sua doacao
BLOG

Qual o papel do(a) Mentor(a)?

13 de março de 2020 - Wanessa Medeiros

No Programa de Mentoria, o(a) mentor(a) participa ativamente na orientação e na formação de um jovem em situação de vulnerabilidade social, que busca a sua primeira oportunidade profissional. Essa participação acontece por meio de alguns encontros e conversas, em que o(a) mentor(a) pode refletir e contar sobre a sua trajetória de vida, mas, principalmente, sobre a sua trajetória e construção profissional. Mas… o que abordar?

Nestes encontros podem ser comentados tópicos como os bons momentos da carreira, as oportunidades do caminho, os desafios mais marcantes, as escolhas que levaram o(a) mentor(a) até sua posição atual, as competências desenvolvidas, as habilidades atribuídas, a aplicação de cada habilidade, entre outras situações a que o(a) mentor(a) foi exposto(a) e, também, o pensamento e aprendizados ao passar por cada uma delas.

Nessa troca, é comum o(a) jovem comentar alguma situação que o(a) constrangeu, tirar dúvidas e ainda comentar sobre seus objetivos. Neste momento, o papel do(a) mentor(a) é guiar a conversa para uma orientação em que o(a) jovem entenda sua condição e ambições, contextualize sobre o cenário atual do Mundo do Trabalho, ajude a despertar e fortalecer habilidades que o(a) jovem precisa  para trilhar as oportunidades ideais, entre outros.

Assim, a Mentoria Voluntária é uma experiência única para mentor(a) e mentorado e permite, inclusive, que o(a) mentor(a) aprimore soft skills  como empatia, comunicação eficaz, flexibilidade cognitiva, criatividade, postura, ética e liderança.

Engaje seus colaboradores! Leve o Programa de Mentoria Voluntária para sua empresa: https://bit.ly/2wRYqKI