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Projeto Numerar nas Escolas

3 de julho de 2018 - Audrey Borsetto

O Projeto Numerar nas Escolas foi uma ação de educação social impulsionada pelo reconhecimento de que não existe cidadania plena em um mundo globalizado e conectado, sem o domínio de habilidades vinculadas ao raciocínio lógico, ao cálculo e à resolução de problemas. O jovem que se encontra na situação de fracasso em relação à educação matemática não consegue exercer sua cidadania plena, ainda mais enfrentando os desafios de estarem em territórios com os maiores índices de vulnerabilidade social (zona sul da cidade de São Paulo).

Unindo a ampla experiência da Vocação no trabalho junto ao público com alta vulnerabilidade social e as metodologias ativas no âmbito da Matemática desenvolvidas pelo Grupo Mathema, a iniciativa atendeu alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental em escolas públicas, estabelecendo e implementando uma metodologia de formação de jovens que fortalece seus projetos de vida, pelo impacto nas habilidades matemáticas, gerando predisposição positiva à aprendizagem destes conhecimentos ao longo da vida.

Por meio de atividades orientadas pelo conceito de letramento matemático, o Numerar nas Escolas fortaleceu a capacidade de inovação pedagógica dos professores, combinando elementos da educação matemática com atividades que promovem a realização de escolhas pelo jovem, e colaboraram com Diretores e Coordenadores Pedagógicos na criação de comunidades de aprendizagem que mobilizam famílias, ativos locais e serviços públicos. Práticas de apoio às escolas que ampliam a oportunidade do desenvolvimento integral destes estudantes.

Mas toda a concepção de ensino que sustentou essa proposta vai muito além da aquisição de conteúdos específicos. Implicou em investigar a postura dos jovens em relação a si mesmos, em relação ao aprendizado gerado pelas atividades, e a disposição para adquirir novos conhecimentos.

O envolvimento das famílias destes alunos no processo foi fundamental para o sucesso. O último estudo do PISA indicou que, para melhorar o desempenho dos alunos socialmente desfavorecidos, nas habilidades de português e matemática, é necessário também, oferecer apoio às suas famílias. Não apenas na indicação do comportamento dos familiares quanto aos hábitos de estudos dos alunos, mas como cada uma delas pode ser fonte do desenvolvimento integral destes jovens. Uma melhor compreensão das famílias sobre a condição juvenil, suas necessidades e uma dinâmica de diálogo, colabora para que os alunos se sintam motivados a se esforçarem nos estudos, na manutenção de relações familiares positivas, e estruturem melhor seus projetos de vida.

Os resultados ao final do ciclo do Projeto foram muito satisfatórios. O avanço real no domínio das habilidades matemáticas pelos alunos e as mudanças positivas de comportamento na escola, revelou o impacto positivo da experiência. Famílias que nunca haviam pensado sobre suas rotinas e o quanto faziam para o fortalecimento do projeto de vida dos seus filhos, se sentiram valorizadas, e ao perceberem que professores e coordenadores têm trajetórias familiares semelhantes às suas, isso resinificou o olhar para a escola.

Este avanço foi possível através da participação de nossa parceira The Moody’s Foundation, que nos apoiou a desempenhar este papel tão fundamental em nossa sociedade, que é fomentar mecanismos para o desenvolvimento integral destes jovens.