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O uso da tecnologia no Centro de Integração ao Mundo do Trabalho

17 de julho de 2020 - Valdir Junior

O Centro de Integração ao Mundo do Trabalho da Vocação conta hoje com os Programas de Preparação Para o Trabalho, Mentoria Voluntária e o Programa Jovem Aprendiz. Todos visam, com suas particularidades, inserção ao Mundo do Trabalho. 

 

Todos os Programas são ministrados a partir de metodologias próprias da Vocação, baseados nas capacitações primárias requeridas pelo mercado de trabalho, somado às necessidades do futuro, considerando tecnologia.

 

E falando em tecnologia, com o isolamento social exigido pela pandemia de COVID-19, os treinamentos passaram por adaptações e aportes de novas tecnologias digitais (games, apps e plataformas digitais) que valem a pena ser citados.

 

No Programa Jovem Aprendiz, por exemplo, a carga horária – exigida pela Lei de Aprendizagem (10.097/2000) – foi mantida, mas a maneira como os treinamentos são aplicados foi adaptada: os jovens agora recebem o treinamento via e-mail, junto de atividades, de acordo com a temática do treinamento daquele dia. 

Foram estipulados prazos para a devolutiva digital da atividade, assim como eles têm em sala de treinamento regular/presencial, e a novidade é que foi desenvolvida uma plataforma para os jovens postarem suas atividades respondidas, e aberto um canal de whatsapp para aqueles que apresentaram dúvidas ou dificuldades com as atividades. A plataforma envia ainda uma confirmação de recebimento das atividades, para segurança dos jovens e controle dos orientadores.
O contato pelo whatsapp também foi ampliado, para que os jovens possam tirar dúvidas com os orientadores e para que os gestores tenham fácil acesso ao acompanhamento dos jovens e tirem dúvidas sobre procedimentos contratuais nesse período.

Toda a evolução do jovem, inclusive, também é acompanhada pelos gestores de maneira virtual, em uma plataforma gamificada que facilita a navegação, além de relatórios e e-mails periódicos, com as disciplinas aplicadas, o nível de aproveitamento do jovem, acompanhamento de presenças e faltas, feedback e outros.

 

Temos certeza que essas adaptações e desenvolvimentos tecnológicos facilitarão e ampliarão o acesso e a disseminação da educação, e esperamos que tenha como impacto a missão da Vocação, que é “um impacto positivo na vida das pessoas e de suas comunidades, em prol de uma dinâmica social mais justa e igualitária.”

 

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