faca sua doacao
BLOG

Consumo Consciente

23 de janeiro de 2019 - Audrey Borsetto

Na Vocação, incitamos crianças e jovens a fazerem mais por si e pela sociedade em que vivem. Para isso, elas são convidadas a passar por experiências que auxiliam na realização de escolhas, tornando-as cada vez mais hábeis e consistentes, impactando os seus ciclos de vida.

Um dos Campos de Experiência que mais despertam a atenção, curiosidade e a interação em aula é o Consumo Consciente, onde abordamos a cidadania planetária e a utilização responsável dos recursos naturais. São tópicos como:
• Ampliação da consciência de que o planeta é vivo e precisa ser protegido;
• Compreensão da interdependência entre todos os seres vivos;
• Práticas pessoais e coletivas quanto ao consumo mais responsável e menos impulsivo.

A educação para a sustentabilidade parte do reconhecimento de que todos os seres humanos devem ser responsáveis, não apenas uns pelos outros, mas em relação à grande comunidade viva que existe na Terra e às suas futuras gerações. Essa educação deve ainda promover uma reflexão sobre a cultura e a sociedade de consumo, reconhecendo-as como construção social, em que o ter passou a valer mais do que o ser, e o consumir, mais do que o produzir. É uma perspectiva fundamental para estimular o respeito, o cuidado e a empatia, essenciais para a sustentabilidade.

Algumas questões podem nortear o processo de consumo consciente e podemos nos fazer todos os dias para repensar nossos hábitos?

Por que comprar?
Pense sobre a real necessidade de adquirir ou não um produto ou serviço naquele dado momento. Repare as diferenças entre necessidade e desejos, motivações e interesses, o papel do consumo na nossa vida, compras por impulso, moda e não necessidade, publicidade, entre outros. Pensar sobre eles contribuirá para aumentar o grau de consciência do consumidor, que poderá desistir, adiar, substituir ou até mesmo mesmo realizar a compra consciente em momento diferente.

O que e de quem comprar?
Ao decidir comprar, como consumidor você pode buscar alternativas para minimizar os impactos negativos que o consumo daquele produto ou serviço pode trazer para si mesmo, para a economia, para a sociedade e para o meio ambiente. Busque informações sobre os produtos, a matéria prima, o trabalho utilizado no processo produtivo e as empresas responsáveis por sua fabricação.
Uma forma de facilitar a escolha é optar por produtos certificados, que tenham selos que assegurem que são produzidos sob determinadas condições estabelecidas regional e mundialmente. Há selos para produtos feitos com madeira de reflorestamento, para alimentos orgânicos, para garantir que não foi usado trabalho infantil ou abusivo na cadeia produtiva, etc.

Como usar?
O foco nesse pensamento é evitar o desperdício. Planeje suas compras e o uso de seus recursos durante um período, e assim guie suas compras pensando no todo: alimentos, água, energia, substituições, outros. Faça compras saudáveis e sustentáveis pensando em suas necessidades, e não por impulso.
Repense seus hábitos e faça substituições.

Como descartar?
Após o consumo, deve-se atentar aos impactos do descarte dos resíduos e procurar a melhor forma de fazê-lo. Se ainda tiver utilidade, pode ser reutilizado, doado ou trocado? Caso não seja mais útil, como fazer o descarte correto? Facilitando a coleta de reciclagem com a separação adequada de lixos secos (papel, plástico e vidro) e úmidos (resíduos orgânicos, como restos de alimentos). Além disso, é importante assegurar que sejam recolhidos por meio de programas de coleta seletiva. Infome-se na sua cidade.

Reconhecer que vivemos e dependemos de um planeta coletivo, e aprender a respeitar seus limites e necessidades é o primeiro passo em direção a um modelo que possa promover o desenvolvimento humano de forma sustentável. Afinal, dependemos da disponibilidade de terra, água, ar e biodiversidade, assim como do funcionamento adequado de certos ciclos naturais, sem os quais nossa vida não seria viável na Terra.

Saiba mais e compartilhe bons hábitos! Se inspire em nossa publicação “Fortalecendo Projetos de Vida”: http://materiais.vocacao.org.br/livro-fortalecendo-projetos-de-vida

(Da publicação Vocação: Milton Alves Santos e Rita Ladeia (Org.). Fortalecendo Projetos de Vida, p. 182).