faca sua doacao
BLOG

Abrindo portas para o futuro: Jovem Aprendiz

5 de agosto de 2021 - Carolina Fortes

Quem tem entre 14 e 24 anos já pode se inscrever no Programa Jovem Aprendiz Vocação e abrir as portas para um futuro bem melhor.

Já imaginou ter um emprego CLT, aquele com carteira de trabalho assinada, com salário, direito a benefícios como vale transporte, vale alimentação, vale transporte, FGTS e férias remuneradas que coincidem com suas férias escolares?

Se você tem entre 14 e 24 anos incompletos e está estudando na escola você pode ter acesso a essa oportunidade por meio do Programa Jovem Aprendiz Vocação.

O programa, que tem respaldo na Lei da Aprendizagem, ainda tem a vantagem de oferecer empregos com uma jornada de trabalho mais leve. Com isso, você consegue continuar seus estudos, o que é super importante para ter acesso a bons empregos.

Outra coisa bacana é que existem muitos casos de jovens que começam a trabalhar como aprendizes e, ao final do contrato, são efetivados na própria empresa em que iniciaram profissionalmente.

Conversamos com alguns jovens aprendizes da Vocação para eles contarem um pouco sobre suas experiências com o programa. Assim, você vai ter ideia de como é.

Rosangelis Marina Ollarves Mendez, 22 anos: “Eu sou venezuelana, mas há dois anos moro no Brasil. Deixei meu filho que tinha 5 anos com minha família e vim para cá porque no meu país não havia oportunidades de trabalho. O começo, claro, não foi nada fácil. Fui morar com outros imigrantes com quem dividia o aluguel. Para me manter, trabalhava como autônoma vendendo produtos de maquiagem. Por meio da Cáritas [organização ligada à CNBB que, entre outras áreas, atua dando suporte a imigrantes] eu fiquei sabendo de uma vaga auxiliar administrativo na Greif Embalagens que surgiu no Programa Jovem Aprendiz Vocação, me inscrevi e consegui o emprego. Para mim, está sendo uma experiência muito boa. Como eu não tinha experiência seria muito difícil conseguir um emprego com carteira assinada. Essa é a primeira vez que tenho isso e dá mais segurança. Sem contar que com o salário que recebo como aprendiz, consigo levar a vida, pagar minhas contas e tenho vale alimentação, o que é muito importante, porque meu filho está morando comigo. Em dezembro do ano passado terminei o ensino médio e estou pensando em seguir carreira em administração ou informática, porque acredito que há bastante espaço para crescer. Cada vez mais vejo a importância de a gente, que é jovem, se preparar melhor, porque isso abre portas para ter um futuro melhor”.


Cássia Rissa Santos Nascimento, 19 anos:
“Acredito que sem ter entrado no Programa Jovem Aprendiz Vocação, não teria tido a oportunidade que estou tendo. Eu comecei o ano passado na empresa M. Cassab como aprendiz. Em 4 de maio deste ano eu fui efetivada. Esta data, para mim, foi a mais marcante da minha vida. Com a efetivação, muda meu contrato que não é mais de aprendiz e, com isso, aumenta a carga horária e o salário – essa é a melhor parte. Mas o que importa é que, com o salário, posso ajudar em algumas coisas em casa e ainda tenho uma parte que eu uso para mim, quando eu quero algo. Desde que iniciei como aprendiz, todo mês tenho guardado um dinheiro que pretendo usar para tirar carteira de motorista no final deste ano. Com minha efetivação, vai ser mais fácil acabar de juntar esse dinheiro e também já posso pensar em começar a faculdade no ano que vem. Estou pensando em fazer algo ligado à TI e meus pais têm me apoiado nisso. Quando olho para trás, vejo como foi importante fazer parte do programa Jovem Aprendiz. Em pouco tempo, aprendi bastante e entendi como é o mercado do trabalho, que antes nem fazia ideia. Além de mais preparada, me sinto mais adulta, mais responsável”.

Luana Caroline Silva Costa, 22 anos: “Estou o Programa Jovem Aprendiz Vocação desde abril. Atualmente, estou cursando Relações Públicas da UNESP, em Bauru. Antes da pandemia, eu morava lá. Mas quando veio a Covid-19 e a situação ficou grave, entreguei o apartamento que alugava e voltei a morar com meu pais. Aí, consegui um emprego de aprendiz na Firmenich, empresa que trabalha com aromas e sabores. Lá, eu faço algo que tem a ver com minha faculdade: um trabalho voltado para a comunicação com os colaboradores e vídeos de segurança para funcionários. Hoje, como aprendiz, minha renda é maior do que a de estagiário lá em Bauru, onde eu estudava. Além disso, o programa está sendo muito importante para eu dar um ponta pé inicial na vida profissional, porque é possível ter uma boa noção de como é o mercado de trabalho. O programa realmente prepara para entrar no mundo do trabalho. O dinheiro que recebo, separo grande parte para estudar inglês porque isso irá ser um diferencial até mesmo no meu atual emprego. Acho que entrar para o programa foi algo que está me ajudando a construir possibilidades para minha carreira”.

E aí, se empolgou ao ver como o Programa Jovem Aprendiz Vocação? Então, aproveita  e entra aqui para saber mais e fazer sua inscrição: https://b24-kubj3w.bitrix24.site/JovemAprendiz/