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6 dicas para uma boa gestão de Jovens Aprendizes

31 de janeiro de 2018 - Audrey Borsetto

O Programa Jovem Aprendiz insere diversos jovens do Brasil inteiro no mercado de trabalho. Muitas vezes, o programa representa a oportunidade do primeiro emprego. Assim, dada a falta de experiência e a pouca idade, é necessário ter um acompanhamento constante por parte dos gestores e das certificadoras.

Uma boa gestão é benéfica tanto para o jovem, que se desenvolve profissionalmente, quanto para a empresa, que extrai o melhor de seu funcionário. Por isso, separamos seis dicas de boas práticas para um bom relacionamento com os jovens e para o sucesso do programa.

1. Ser acessível
Procure reservar um horário para ensinar, orientar e sanar dúvidas dos seus jovens; assim o aprendizado será mais focado e efetivo, além de minimizar erros.

2. Respeitar o ritmo e perfil de cada um
O tempo de aprendizado varia de indivíduo para indivíduo e a forma de compreensão também. Cada pessoa tem um perfil diferente, com habilidades e dificuldades distintas. Procure conhecer e respeitar o ritmo de cada um; dessa forma, é possível extrair o melhor de cada jovem, beneficiando o andamento da empresa, da equipe, bem como de seu desenvolvimento.

3. Corrigir em particular e elogiar em público
É muito importante o feedback de forma pontual e contínua para a evolução do aprendizado e melhora de desempenho. Quando necessário, tenha uma conversa individual, informando os pontos de melhoria e as situações onde ocorreram as falhas. Seja franco e direto, sem ser ofensivo.

Por outro lado, é importante reconhecer os acertos. Nessa fase inicial de carreira, cada pequena conquista valorizada pode ser um grande fator motivacional.

4. Incentivar os estudos e o aumento de repertório
É muito importante para o jovem que haja uma continuidade nos estudos para crescer na vida profissional, para ampliar as atividades que podem ser realizadas e para se tornar um funcionário mais completo. Como o gestor tem mais experiência no ambiente empresarial e na própria organização, ele é apto a indicar os melhores cursos, livros e palestras que podem capacitar o jovem de maneira mais aplicável para empresa.

5. Administrar possíveis conflitos de gerações e distrações com celulares e redes sociais.
A geração atual tem suas diferenças em relação às outras devido ao contato com a internet desde a infância. A maioria dos jovens são muito imediatistas e tem alto contato com redes sociais. Logo, os gestores, que pertencem a outra geração, devem ser pacientes para administrar os conflitos que podem ser gerados e devem tomar medidas para evitar a dispersão em celulares e redes sociais.

6. Estabelecer regras
Pontue as questões que não são negociáveis. Seja justo e sensato.

Você tem alguma dificuldade diferente disso? Conte quais os desafios que você enfrenta que podemos ajudar.

Conheça o Programa Jovem Aprendiz da Vocação.