faca sua doacao
BLOG

Como usar a tecnologia no recrutamento e seleção?

13 de março de 2020 - Wanessa Medeiros

Pesquisas  mostram que, nos últimos anos, as empresas passaram a investir  mais no departamento de Recursos Humanos

Essa ação visa melhorar os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de talentos, já que o capital humano é a maior vantagem competitiva de uma empresa.  

Além disso, para otimizar os processos neste departamento, as empresas investem cada vez mais em tecnologia e buscam obter mais eficiência e dinamismo na hora de atrair e recrutar talentos no mercado. 

Quer saber como recursos tecnológicos podem ser utilizados para otimizar processos de recrutamento e seleção nas empresas? 

Continue lendo este post até o fim!

Triagem online

Por meio de apps e games, é possível triar perfis mais compatíveis com a vaga na sua empresa. Além de evitar custos no recrutamento, economiza um baita tempo! Pois é possível analisar diversos perfis ao mesmo tempo e criar indicadores para facilitar a busca na própria plataforma. 

 No app TAQE, por exemplo, candidatos preenchem seu perfil com informações sobre suas habilidades técnicas e comportamentais. Além do app oferecer uma interface dinâmica e lúdica – o que facilita a experiência do usuário; oferece, também, espaço para os recrutadores divulgarem suas vagas.    

Selecionar via Vídeo 

Além de otimizar tempo tanto para os recrutadores quanto para os candidatos, essa tecnologia permite ao recrutador observar características fundamentais em um processo de recrutamento e seleção, sem a necessidade de um encontro presencial. É possível observar comportamentos, linguagem corporal, comunicação e a facilidade do candidato com aparelhos tecnológicos em apenas uma chamada de vídeo. 

Banco de talentos 

A melhor coisa que a amada internet nos proporcionou foram os dados! E lógico que o setor de Recrutamento e Seleção se beneficiaria com isso. Com a internet, inúmeros bancos de talentos online foram criados. Seja por apps, sites ou plataformas de interação, recrutadores podem triar, selecionar e recrutar o talento mais alinhado com a sua empresa com apenas um clique. 

Mídias Sociais 

As mídias sociais são a ferramenta mais útil para atrair talentos!

Hoje em dia, grande parte das empresas estão nas principais redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube) e compartilham seus valores, ações e desejos a todo momento para um grande número de seguidores. 

Pois bem, essa imagem divulgada é de extrema importância para talentos que estejam em procura de uma oportunidade de emprego. Pois uma boa imagem pode ser o ponto decisivo na hora deste talento decidir que oferta de emprego escolher. Portanto, busque ter uma imagem atraente nas mídias sociais, porque além de servir de branding para sua empresa, serve também para atrair os melhores talentos do mercado. =)

Gostou dessas dicas?

Então, não deixe de conferir mais dicas sobre o assunto no E-book “O Futuro do Recrutamento e Seleção”. Clique aqui!